A Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa), divulgou nesta última segunda-feira (01), às 16h47, a informação sobre a suspeita de três casos da varíola dos macacos (monkeypox), nos municípios de Santarém, Ananindeua e Parauapebas.
Segundo a Sespa, os materiais necessários para a análise e confirmação do patógeno no estado do Pará, já foram colhidos e encaminhado para o Laboratório Central do Estado do Para (LACEN), onde serão realizadas as análises sobre os possíveis casos do vírus e posteriormente informadas.

A Sespa também informa que já vem tomando medidas de prevenção contra o vírus e que os pacientes com as suspeitas, seguem sobre observação clínica.
Da família dos Orthopoxvirus, a varíola dos macacos é uma zoonose viral, o que a qualifica como uma patologia infecciosa a qual é transmitida de animais para humanos. A transmissão entre pessoas contaminadas, ocorre na maioria das vezes devido ao contato próximo de: lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados.
Os principais sintomas ocasionados ao ser humano, mediante ao vírus são: pústulas (bolhas) na pele acompanhadas de coceira, dor de cabeça, início de febre acima de 38,5°C, dores musculares e no corpo, dor nas costas e fraqueza profunda. É importante ressaltar que casos de pacientes assintomáticos ao mal-estar já foram confirmados e que todos os cuidados com o vírus devem ser tomados.
Texto: João Vitor – Portal PBS
Foto: Reprodução da Internet
Gostaríamos de ouvir você