Nesta última quarta-feira (27), o Tribunal Regional Eleitoral- PA (TRE-PA), junto da Secretaria Municipal de Juventude (Sejuv), viabilizou o cadastro dos mais de 300 jovens, que participaram da ação criada e garantiram o título de eleitor paras as eleições de 2022.
A ação nomeada como “Te liga jovem”, focou em orientar e ajudar os jovens de Parauapebas, sobre a importância do voto, que deixa de ser facultativo aos 18 anos. Jovens de 15 anos, que completarão os seus 16 até dia 2 de outubro de 2022, também poderão tirar a 1ª via do título eleitoral.

A estudante Maithê Silva, expressou sua profunda satisfação com a ação onde pode aprender na prática, mais sobre o principal direito e dever de todo cidadão democrático, o direito de votar, “Estou aqui na Praça da Juventude pra tirar meu título de eleitor e também já estou aprendendo a fazer o processo da urna eletrônica e como devo utilizá-la no dia da votação, só tenho a agradecer pela oportunidade”, diz a estudante.
“Essa ação é de grande importância, por trazer inúmeros benefícios para os jovens, além de trazer a emissão de título tá trazendo a consciência da importância do voto, assim como a importância da democracia”, afirma Lorena Carla, chefe de cartório da zona 075.
O Secretário de Juventude Yuri Sobieski, ressaltou o impacto positivo, que esta ação tem para os cidadãos do município de Parauapebas e de todo o País, “Estamos aqui na Praça da Juventude em mais um grande projeto, no qual a Prefeitura soma forças conscientizando a juventude sobre a importância do voto e principalmente levando a juventude para conhecer a urna eleitoral e como votar. Então é um projeto muito importante para nossa juventude e principalmente pra nossa cidade e pro nosso país”, afirma Yuri.
Texto: João Vitor – com informações de ASCOM PMP
Foto: Reprodução da Internet
Gostaríamos de ouvir você