Quatro pássaros silvestres foram resgatados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante fiscalização no quilômetro 153, da rodovia BR-316 em Capanema, no nordeste do Pará. O caso foi caracterizado como crime ambiental.
O flagrante ocorreu após procedimento da PRF de fiscalização a um carro que aparentava suspeito. O caso foi divulgado nesta segunda-feira (19). No veículo estavam o condutor e dois passageiros que transportavam as aves da espécie “Oryzoborus Angolensis”, popularmente conhecida como curió. Os animais estavam em gaiolas.
Os animais não possuíam a documentação necessária que comprovasse a legalidade da posse. A espécie já esteve ameaçada de extinção, e a criação doméstica e a comercialização sem autorização do IBAMA configuram crime ambiental.
O condutor foi questionado pelos agentes sobre os animais e afirmou ser o proprietário de uma das aves, enquanto os passageiros seriam responsáveis pelas demais. Os suspeitos ainda alegaram que estavam viajando do quilômetro 47, em Santa Luzia do Pará com destino a Capanema.
As aves foram resgatadas e encaminhadas à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Capanema (SEMMA). O crime ocorreu no último sábado (17). Os envolvidos no caso assinaram um termo circunstanciado de ocorrência (TCO), se comprometendo a comparecer em juízo quando solicitados.
Fonte: G1
Foto: Divulgação PRF
Gostaríamos de ouvir você