Lançado nesta última quinta-feira (26), através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), do Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescentes (COMDCAP), em parceria com o Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Pipa, apresentou nas escolas do município o mais novo projeto Pipa nas Escolas, a qual busca combater a exploração e abuso sexual infantil.
Realizado na Escola Municipal Nelson Mandela, o evento contou com apresentações teatrais musicais, contos infantis e diversas dinâmicas atuais, que buscaram sensibilizar pais e educadores mediante ao assunto.

De acordo com, Vânia Monteiro, secretaria de Assistência Social “É preciso saber identificar o abuso e a exploração sexual infantil, sendo esse o primeiro passo para que as crianças consigam se proteger e saibam buscar ajuda. Tão importante quanto isso é enxergar a escola como um ambiente de acolhimento, onde o aluno possa ser escutado e respeitado”, afirma a Vânia.
A violência sexual infantil além de colocar em risco o bem-estar e vida da criança e adolescente, pode acarretar danos irreversíveis como o comprometimento da capacidade de desenvolvimento do indivíduo.
Segundo o vice-prefeito de Parauapebas, João Trindade. “Ainda que o tema seja delicado e difícil para muitos, o educador pode fazer a diferença em garantir a proteção dos direitos da infância e da adolescência, por isso, ele também precisa conhecer as dimensões do fenômeno e saber como enfrentá-lo, este projeto é importante para nossas crianças”, destaca o vice-prefeito.
Texto: João Vitor – com informações de ASCOM PMP
Foto: Joyce Chaves – Semas
Gostaríamos de ouvir você