O prefeito Darci Lermen baixou nesta quarta-feira, 29, o Decreto nº 519/2020, que institui dois comitês – um de gestão e outro técnico-científico – com a missão de propor medidas urgentes para conter o avanço do novo coronavírus em Parauapebas.
Para ambos os grupos, serão convidados representantes de instituições privadas e públicas, das esferas estadual e federal, que possam contribuir efetivamente com estratégias e proposições imediatas contra a Covid-19.
O Comitê de Gestão de Crise Interinstitucional de Prevenção e Monitoramento do Coronavírus é composto por oito órgãos municipais, com os quais poderão se unir representantes do Ministério Público do Estado (MPPA), Poder Judiciário, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Municipal de Saúde, Câmara de Vereadores, polícias Militar e Civil, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial, Industrial e Serviços de Parauapebas (Acip) e empresa Vale.
O Comitê Técnico-Científico será composto por cinco médicos da rede de saúde pública municipal, entre os quais o infectologista Thiago Soares Fonseca, a quem caberá coordenar os trabalhos. Serão convidados para integrar o grupo representantes de todas as instituições hospitalares e ambulatoriais, públicas e privadas de Parauapebas, e ainda de laboratórios e clínicas que prestem serviços de medicina laboratorial e anatomia.
Força-tarefa
Com os dois grupos, o prefeito cria uma espécie de força-tarefa contra o coronavírus, que está em transmissão comunitária no município, o que tem elevado o número de casos confirmados em Parauapebas, onde as projeções não são nada otimistas apesar de todos os esforços da prefeitura contra a Covid-19.
“Entendemos que é preciso haver uma ação conjunta para evitar que o coronavírus avance ainda mais em Parauapebas. Além das ações que já vêm sendo realizadas pela prefeitura, precisamos, juntos com essas instituições, adotar medidas urgentes, de prevenção e controle, para evitar a disseminação da doença em nosso município”, defende Darci Lermen.
Com essa iniciativa, de agregar as forças públicas e privadas, o prefeito acredita que “temos chances de sairmos mais rapidamente dessa crise na saúde”.
Pelo decreto, o Comitê de Gestão terá como função “monitorar, estabelecer e divulgar ações de enfrentamento à disseminação do coronavírus, propor diretrizes e tomadas de providências imediatas visando presto apoio à saúde pública, além de acompanhar, sistematicamente, a situação pandemiológica da doença, com vistas à proposição de estratégias de prevenção e controle”.
Já o Comitê Técnico-Científico ficará responsável em dar assessoramento técnico à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) “nos diversos campos do conhecimento, de modo a possibilitar a tomada de decisões com base nas melhores evidências científicas”.
Acesse AQUI a íntegra do Decreto 519/2020.
- Texto: Hanny Amoras – Ascom PMP / Foto: Rodrigo Melo – Portal PBS
Gostaríamos de ouvir você