Na tarde desta última quinta-feira (04), Marcelo Cláudio Ramos Moreira, Guarda Municipal de Parauapebas, foi preso acusado de ter sido o autor do assassinato de Francisca Justina de Carvalho e José Nildo de Carvalho. O crime ocorreu no dia 25 de maio de 2020 no bairro Primavera.
Depois de ter recebido a denuncia sobre o duplo homicídio, a Polícia Civil dirigiu-se até o local do ocorrido e iniciou os primeiros levantamentos da investigação para identificar o autor do crime. Após uma série de averiguações, constatou-se no inquérito policial que GM Ramos foi o responsável pelos disparos.

Os tiros feitos contra Nildo e sua mãe Justina sucedeu-se após o Guarda Municipal manifestar ciúmes devido a um suposto relacionamento entre a vítima e uma pessoa próxima ao criminoso. Já o feminicídio de Justina foi ocasionado por ações da mesma para defender o filho.
A prisão foi realizada pela Polícia Civil e acompanhada pelo Sub Comandante da Guarda Municipal e pela Corregedoria da corporação. Agora o GM Ramos deverá responder pelas duas mortes.
O acusado foi preso em sua residência, onde também foi encontrado a arma que supostamente teria sido utilizada para a prática do crime.
NOTA DE ESCLARECIMENTO/Guarda Municipal
Sobre a detenção do guarda municipal Marcelo Claúdio Moreira Ramos, ocorrida nessa quinta-feira, 4, a Prefeitura de Parauapebas esclarece que está acompanhando os fatos relacionados ao GM, que já está à disposição da Justiça e ficará afastado de suas atividades profissionais até que todas as providências sejam tomadas no curso da apuração, conforme previsão legal.
Todos os agentes que integram a corporação da Guarda Municipal de Parauapebas (GMP) passaram por avaliação psicológica no ato de sua convocação. Essa mesma avaliação é feita anualmente.
A prefeitura reconhece o trabalho que os guardas municipais têm desempenhado para o bem da população de Parauapebas, entretanto, repudia todo e qualquer ato de violência.
Vale ressaltar que a Guarda Municipal tem desenvolvido atividades de segurança em eventos públicos, nas escolas como também para a comunidade em geral por meio de seus grupamentos Comunitário Escolar (GCE), de Pronto Emprego (GPE), de Ações com Cães (GAC), Banda de Música da Guarda Municipal (BMGM) e Ronda Ostensiva Motorizada (Romo).
A gestão municipal ressalta ainda o empenho e a dedicação dos guardas municipais em orientar a população de Parauapebas quanto às medidas sanitárias em combate ao novo coronavírus no município. E continuará a trabalhar junto a esses agentes para que mantenham o bom serviço já prestado à população do município.
Assessoria de Comunicação – Ascom / Prefeitura de Parauapebas
Texto: Clara Antunes – Portal PBS / Foto: Papo Carajás
Gostaríamos de ouvir você