Através do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), a revitalização do Igarapé Lajeado, que permitira uma melhoria no abastecimento de água em cinco bairros do município, irá beneficiar cerca de 50 mil moradores inicialmente.
A melhoria que é um resultado da obra do Booster, a qual é um sistema de bombeamento compacto, que ajudara alastrando a Estação de Tratamento de Água, a ETA2, situada no Bairro Liberdade 2, mostrou ser uma etapa fundamental no processo de desenvolvimento da ETA 2.

“A obra do Booster é uma das etapas de expansão da ETA2, que hoje tem uma capacidade de tratamento limitada e a gente pretende dobrar. O Booster nada mais é do que uma tubulação (adutora) que vai levar essa água até o reservatório Betânia, que distribui para o Complexo Lajeado”, afirma Daniel Magalhães, responsável do setor de intervenções em abastecimento de água e esgoto sanitário do Prosap.
A adutora que será instalada, conta com cerca de 700 metros de comprimento e 70 milímetros de diâmetro, tendo como principal foco, a distribuição de água aos moradores dos bairros Tropical, Vale do Sol, bairro dos Minérios, uma parte do Cidade Jardim e Polo Moveleiro.
“Mais uma obra do Prosap e o Social presente, trabalhando com a população que vai ser impactada pela obra. Apenas um imóvel será diretamente atingido, porém já fizemos a negociação com o morador, a vistoria do imóvel e estamos, agora, trabalhando os impactos que vão ser causado à população geral do bairro”, diz Roseliana Brito, assistente social do Prosap.
Texto: João Vitor – Portal PBS
Fotos: Elienai Araújo
Gostaríamos de ouvir você