O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que reflete a inflação para famílias com renda entre um e cinco salários mínimos, apresentou uma taxa de 0,25% em junho de 2024. Esse resultado foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e, apesar de ser inferior ao registrado em maio (0,46%), superou a taxa do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que ficou em 0,21% no mesmo período.
No acumulado do ano, o INPC atinge 2,68%, enquanto nos últimos 12 meses, o índice chega a 3,70%, conforme os dados do IBGE.
Analisando os setores específicos, os produtos alimentícios registraram um aumento de 0,44% em junho, uma desaceleração em comparação com a alta de 0,64% observada em maio. Por outro lado, os produtos não alimentícios apresentaram uma inflação de 0,19% em junho, significativamente menor do que os 0,40% do mês anterior.
Esses dados indicam uma ligeira moderação na inflação, embora o INPC tenha se mantido acima da inflação oficial medida pelo IPCA, destacando-se como um indicador relevante para o acompanhamento do custo de vida das famílias brasileiras com menor poder aquisitivo.
Texto: João Vitor – com informações de Agência Brasil
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Gostaríamos de ouvir você