Nos últimos meses a Secretaria Municipal de Produção Rural vem se destacando pelo trabalho realizado na zona rural, prova disso é a luta contra o tempo para preparar para o plantio a maior quantidade de áreas de Parauapebas e do Contestado, antes do período chuvoso, e para isso os trabalhos estão sendo executados de segunda a segunda.
Diversas frentes atuam no preparo de solo e na realização de represas em lotes secos com 10 tratores de esteira, quatro escavadeiras, uma retroescavadeira, 13 tratores de pneu, pertencentes ao município de Parauapebas, e mais dois tratores cedidos pela prefeitura de Marabá, por meio de um convênio em prol do Contestado.
A Sempror já está presente nas seguintes regiões:
Município de Parauapebas:
Cedere 1, Parque Verde, Vale da Esperança, Juazeiro, Santo Antônio, Renascer, PA 275, PA 160, Fetraf, VS-10, Ferrovia, Palmares Sul, Palmares II, Parque das Cachoeiras I e II, APA do Gelado, Paulo Fonteles, Tapete Verde, Rio Branco,
Município de Marabá (Contestado):
PA Vinagre, São Raimundo, Vila Nova, Gameleira, PA Brasil Novo e Vila Albanir.
Com o objetivo de alcançar outras vilas do município e do Contestado, o mais rápido possível.
Segundo Elson Cardoso, titular da pasta e zootecnista efetivo, nos últimos cinco meses mais de 1800 famílias já foram beneficiadas com os maquinários e operadores Sempror.
“Além dos serviços de preparo de solo, fornecemos assistência técnica, atendimento veterinário, fomentamos a piscicultura; horticultura; bovinocultura de leite e de corte; avicultura de corte e poedeiras, projeto Leite a Pasto, fruticultura irrigada, entre outros”, disse o secretário, bastante satisfeito em ver que os serviços estão chegando aos que mais precisam.
Elson também citou que a Sempror tem promovido diversos cursos de capacitação ao homem do campo, realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Senar. “Por meio dessas capacitações, além de ampliarmos os conhecimentos das pessoas, proporcionamos a oportunidade delas agregarem mais valor aos seus produtos, aumentando as possibilidades de renda”, explicou.
A Sempror também está trabalhando na produção de mudas de árvores frutíferas, com o objetivo de diversificar as culturas já existentes a fim de que, em pouco tempo, o município seja abastecido por frutas cultivadas aqui.
“O prefeito Darci tem nos apoiado muito nesse sentido. Técnicos da Sempror e eu estivemos em outros estados e municípios em busca novidades que, com as devidas adequações, fortalecerão, ainda mais, a nossa produção rural. Nossos técnicos estão trabalhando em mudas de cacau, cupuaçu, banana, acerola, açaí, entre outras, que em breve serão distribuídas aos produtores atendidos pela secretaria”, falou Elson, afirmando que o objetivo é chegar em dezembro com 500 mil mudas.
O secretário se colocou à disposição dos produtores rurais para que juntos possam debater e definir as melhores linhas de trabalho a serem desenvolvidas.
Gostaríamos de ouvir você