EDUCAÇÃO
Apesar do município parauapebense ter completado seus 30 anos de emancipação política recentemente, a cidade ainda carece de muitas coisas, como boas faculdades, boas escolas e um bom ensino público. O assunto é muito delicado e vem sendo discutido com extrema frequência por alguns vereadores que usam a tribuna parlamentar para comentar sobre a falta de cursos superiores para os jovens que residem na região.
Em 2018, Parauapebas conta exatamente com seis Instituições de Ensino Superior sendo três universidades públicas (UFPA, UFRA, IFPA) e três Faculdades privadas (METROPOLITANA, FADESA, FAMAP) além de algumas instituições que oferecem cursos a distância, ou as conhecidas faculdades não presenciais.
De acordo com alguns servidores públicos na área da educação, os governantes de Parauapebas devem correr atrás de melhorias em questão das instituições de ensino em uma perspectiva geral, pois para uma cidade com mais de 200 mil habitantes, as poucas faculdades e a falta de opção em cursos superiores chega a afetar mais de metade dos alunos.
ECONOMIA
- Atividade mineradora
A atividade mineradora é desenvolvida principalmente na Mina de Ferro de Carajás, da Vale. A extração do minério de ferro representa a principal fonte de recursos do município: emprega cerca de 8 mil pessoas diretamente e cerca de 20 mil indiretamente. Além do minério de ferro, destaca-se a extração dos minérios de manganês e de ouro.
- Atividade pecuária
Realizada em geral de maneira extensiva em diversas propriedades rurais de médio porte. Dados recentes apontam um um rebanho de mais de 300 mil cabeças de gado somando toda a região.
- Atividade agrícola
A atividade agrícola no município de Parauapebas é pouco expressiva e é, quase em sua totalidade, desenvolvida em pequenas propriedades familiares. Os produtos agrícolas com maior participação no produto interno bruto do município são abacaxi, tomate e mandioca.
- Comércio
A cidade possui dois centros comerciais expressivos além de avenidas bastante movimentadas. Uma delas está localizada no bairro Rio Verde, nas proximidades da Av. do Comércio, a outra Av. bastante conhecida na cidade fica no bairro Cidade Jardim, a Av. dos Ipês. O bairro União e Cidade Nova também contam com duas ruas com um numero significativo de comerciantes, são elas: Rua A, Cidade Nova e Rua 14, União. A cidade possui um shopping center: o Partage Shopping Parauapebas, porém este apesar de não ser novo, é bastante criticado devido a falta de opções de lojas e preços acima dos padrões.
- Exportação
Entre “altos e baixos”, o município de Parauapebas-PA é um dos que mais exporta em todo o país. Para se ter uma noão, de janeiro a dezembro de 2013, a capital do minério bateu recorde tendo exportado uma quantia acima de US$ 10,079 bilhões de embarques ao exterior
- Outras
Desenvolvem-se, também, na cidade, as indústrias extrativista vegetal, pesqueira, movelaria e de beneficiamento de produtos agrícolas. Além dessas, a cidade possui um mercado municipal e uma feira agrícola permanente.
POLÍTICA
- Prefeito: Darci José Lermen, PMDB
- Vice-Prefeito: Sérgio Balduíno, PSB.
- Presidente da Câmara dos Vereadores: Elias Ferreira de Almeida Filho, PSB
O atual prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, já está em seu terceiro mandato no município, ao todo, e apesar de ter vencido uma eleição bastante equilibrada no ano de 2016, o mesmo garantiu a vitória encima de Valmir Mariano que estava no cargo atual de prefeito naquela época.
A política de Parauapebas, assim como de todos os outros locais do mundo, tem seus altos e baixos, e apesar da atual liderança agradar alguns, desagrada outros. O que é absolutamente normal para uma cidade onde possui pessoas de quase todos os locais do país. São pessoas do estado do Maranhão, Bahia, Goiás, Paraíba, Tocantins dentre muitos outros.
Reportagem: Rodrigo Melo
Gostaríamos de ouvir você