O Ministério da Saúde confirmou nesta terça-feira (25) o primeiro caso de coronavírus no Brasil. O paciente foi diagnosticado depois de apresentar os sintomas da Covid-19 ao voltar ao país de uma viagem para a Itália, onde foi infectado. Ele está em quarentena domiciliar e 30 pessoas de sua família, em observação.
Em todo país, além deste paciente já confirmado em São Paulo, há mais 20 casos suspeitos — 59 casos já foram descartados. O Ministério da Saúde informa que espera que novos casos importados sejam confirmados nos próximos dias. “É uma gripe, vamos passar por ela”, afirma o ministro Luiz Henrique Mandetta.

Na Itália, a situação está bem mais crítica. O país já registra 12 mortes e mais de 370 contaminados. A região da Lombardia, onde o paciente brasileiro foi infectado, concentra o maior número de casos. Por lá, as autoridades locais instituíram uma “zona vermelha”, área a circulação está restrita.
Neste episódio, Renata Lo Prete conversa com Alberto Beltrame, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, fala sobre nossos sistemas de vigilância e monitoramento de casos, explica por que o paciente que mora em São Paulo está em casa e dá dicas de prevenção. Ilze Scamparini, correspondente da Globo na Itália, informa sobre a epidemia e o clima das ruas no país.
Fonte: G1, Renata Lo Prete
Gostaríamos de ouvir você