A Coreia do Norte disparou um míssil balístico em direção ao mar ao largo de sua costa leste nesta quarta-feira (4), informam militares sul-coreanos e a guarda costeira do Japão. O lançamento ocorreu cerca de uma semana após os norte-coreanos prometerem acelerar o desenvolvimento de seu arsenal nuclear.
O míssil voou cerca de 500 km e atingiu 800km de altura, informou o Japão.

O lançamento, que marca o 14º maior teste de armas do Norte este ano, ocorre poucos dias antes do recém-eleito presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, tomar posse – em 10 de maio.
Os militares da Coreia do Sul disseram ter detectado o lançamento por volta do meio-dia na área de Sunan, em Pyongyang. Sunan é onde a Coreia do Norte disparou pela última vez o que alegou ser um Hwasong-17, um “novo tipo” de míssil balístico intercontinental (ICBM), em 24 de março.
A Guarda Costeira do Japão também informou que detectou o que parecia ser um míssil balístico disparado da Coreia do Norte.
O último lançamento ocorreu menos de três semanas depois do disparo de uma nova arma tática guiada em 16 de abril, com o objetivo de aumentar as capacidades nucleares do país.
Fonte: G1
Foto: Reprodução via Reuters
Gostaríamos de ouvir você