O Círio 2019 terá uma das jornadas mais longas da história da festividade, com mais de 132 quilômetros que serão percorridos, em cerca de 39 horas, entre as 12 romarias Nazarenas. O levantamento, divulgado nesta terça-feira (8), foi feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socieconômicos (Dieese-Pa) e a Diretoria da Festa de Nazaré.
De acordo com o estudo, o translado será realizado em sua maior parte por terra, com aproximadamente 113 quilômetros, e o restante pelas águas da Baia do Guajará, no Círio Fluvial. A pesquisa analisou o percurso das 12 romarias, que iniciam nesta sexta-feira (11) com o Translado para Ananindeua, e terminam com o Recírio.
A maior parte do percurso será realizada no Translado para Ananindeua, que percorre cerca de 50 quilômetros e com a Romaria Rodoviária, com 24 quilômetros de percurso. As procissões que duram mais tempo são a do Translado para Ananindeua, que dura cerca de 10h, a procissão do Círio, com cerca de 6h e a Transladação, com duração de aproximadamente 5h.
Fonte: G1 Pará / Imagem: Reprodução Internet.
Gostaríamos de ouvir você