A região metropolitana de Belém apresentou um saldo positivo de empregos formais. Segundo estudo divulgados pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) nesta ultima terça-feira (23), houve um crescimento de 0,13% na geração de empregos formais. Foram feitas até o mês de maio em toda a RMB, 9.013 admissões contra 8.567 desligamentos gerando um saldo positivo de 446 postos de trabalhos.
Ainda de acordo com a Dieese, no mesmo período a situação foi inversa, pois a RMB apresentou saldo negativo de empregos formais. Foram feitas 7.955 admissões contra 8.635 desligamentos gerando um saldo negativo de 680 postos de trabalhos. O destaque positivo na geração de empregos formais ficou por conta do setor da Indústria de transformação com a geração de 202 postos de trabalhos, seguido do setor da construção civil com a geração de 197 postos de trabalhos.
Os primeiros cinco meses de 2019, a maioria dos setores econômicos da RMB apresentaram saldos negativos de empregos formais. O setor da construção civil com a perda de 2.339 postos de trabalhos, seguido do setor comércio com a perda de 1.681 postos de trabalhos e do setor da indústria de transformação com a perda de 164 postos de trabalhos. Também no mesmo período analisado de janeiro a maio, alguns setores econômicos apresentaram saldos positivos de empregos formais com destaque para o setor de serviços com a geração de 1.237 postos de trabalhos, seguido do setor da agropecuária com a geração de 222 postos de trabalhos.
Fonte: G1 Pará
Gostaríamos de ouvir você