A vacina Tetra Viral protege a criança de quatro doenças: Sarampo, Rubéola, Caxumba e Varicela (catapora), e sua combinação deve ser aplicada através de uma injeção. Ciente deste importante método preventivo, o Hospital 5 Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás (PA), gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, dispõe dessa vacina na Unidade.
A Enfermeira do HCO Kelciane Coura, explicou que a vacina é uma combinação de vírus vivos atenuados e que todos os quatro componentes desta vacinação obrigatória são altamente imunogênicos e eficazes, dando imunidade duradoura por praticamente toda a vida. “A vacinação e os programas de vigilância epidemiológica são importantes para o controle da veiculação dessas doenças”, disse a profissional.
Só no primeiro semestre de 2019 a unidade realizou 50 atendimentos a pacientes com Varicela, sendo 12 adultos e 38 crianças. No mesmo período, foram realizados também 23 atendimentos de pacientes com Caxumba, sendo 10 adultos e 13 crianças.
A sala de vacinação do Hospital 5 de Outubro funciona nos seguintes horários: segunda e quinta-feira das 7h às 19h, na terça, quarta e sexta-feira das 7h às 18h e no sábado das 7h às 12h.
Para receber a imunização, é necessário apresentar documento com foto e caderneta de vacinação. No caso de crianças, é aceito a certidão de nascimento no lugar do documento com foto. Caso a vacina seja pelo convênio AMS, é obrigatório a apresentação do cartão convênio.
Além da vacina Tetra Viral, a unidade dispõe de outros tipos de vacinas para atendimento a crianças, adolescentes, adultos, idosos e viajantes.
Hospital
O Hospital 5 de Outubro foi fundado pela empresa Vale e projetado para apoiar as operações da Mina Sossego e a implantação do projeto S11D.
A unidade hospitalar possuí estrutura de pequeno porte, com capacidade para atender casos de até média complexidade e congrega ambulatório para consultas eletivas, Pronto Atendimento 24 horas, instalações de internação com enfermarias e apartamentos individuais e suporte diagnóstico em: laboratório de patologia clínica, Ultrassonografia, Mamografia, Radiologia, Eletrocardiograma, entre outros, e atendimento clínico nas especialidades de Clínica Médica, Cardiologia, Oftalmologia, Pediatria, Cirurgia Geral, Fonoaudiologia, Ginecologia/ Obstetrícia, Ortopedia, Psicologia e Nutrição.
O Hospital 5 de Outubro possui 23 leitos, sendo sete apartamentos individuais e 16 leitos de enfermaria coletiva. A unidade possui, também, um centro cirúrgico com duas salas de cirurgias e quatro leitos de recuperação pós-anestésicos.
Sobre a Pró-Saúde
A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 11 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.
A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição
Reportagem: Suellen Maria da Silva Santos – Analista de Comunicação.
Gostaríamos de ouvir você