A Câmara dos Deputados aprovou um importante projeto de lei para tornar espaços de diversão, como bares, shows e restaurantes, mais seguros para as mulheres. O objetivo é criar um ambiente onde todas as mulheres se sintam respeitadas e protegidas.
A ideia é simples: garantir que qualquer mulher, independentemente da idade, se sinta segura ao frequentar esses lugares. Se ela expressar desconforto ou discordância com alguma situação, as novas regras obrigam os estabelecimentos a agirem para preservar a integridade física e emocional dela.
Os locais terão que designar um funcionário para lidar especificamente com essas situações, além de disponibilizar informações importantes, como acionar a polícia e o telefone de apoio (Ligue 180). Se houver insistência ou violência contra a mulher, o agressor será retirado do local, impedido de retornar, e a polícia será acionada. Haverá até mesmo códigos específicos nos banheiros femininos para que as mulheres possam pedir ajuda discretamente.
Além disso, os estabelecimentos terão que acompanhar a mulher até seu veículo, se ela decidir sair por se sentir insegura. Haverá campanhas educativas para divulgar essas novas regras e um selo será dado aos locais que seguirem todas essas diretrizes, identificando-os como lugares seguros para as mulheres.
Haverá penalidades para os locais que não cumprirem essas medidas, incluindo advertências e punições previstas em lei.
Texto: João Vitor – com informações de Agência Câmara
Foto: Reprodução
Gostaríamos de ouvir você